pt
BLOGUE
BLOGUE

Situação da indústria pesqueirana China

10 Oct, 2024 10:07am

A pesca está lentamente se tornando mais popular

De acordo com as estatísticas incompletas de uma organização, onúmero de pescadoresna China é de cerca de 160 milhões por ano, com 13% donúmero total de pescadores com menos de 18 anos, 10% entre 18 e 24 anos e 46% entre as idades de 25 e 45. Onúmero crescente de participantesna indústria pesqueira da China é muito grande, e a tendência geral da idade também tem um viés claro, as atividades pesqueirasnão são mais o ‘patente’ do meio-grupos de idosos e idosos, mas gradualmente para a transformação jovem, elegante e criativa.

Apoio à política estadual

Nos últimos anos, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Ministério da Cultura e Turismo e a Administração Estatal do Património Cultural da China emitiram conjuntamente documentos e políticas sobre o reforço da protecção, herança e promoção da cultura piscatória. Menciona, entre outras coisas, o incentivo ao desenvolvimento da pesca recreativa, da experiência pesqueira, do alojamento e das indústrias alimentares e de educação científica temáticas sobre a cultura pesqueira, e a promoção da sua protecção e utilização.

Grande potencial de tamanho de mercado

De acordo com os dados do Relatório de Monitoramento do Desenvolvimento da Pesca de Lazer da China (2022), em 2021, o volume denegócios da indústria de pesca e coleta de lazer da China foi de 25,221 bilhões de yuans, uma queda de 1,96% ano-sobre-ano. Entre eles, o volume denegócios da indústria de pesca e coleta de lazer em água doce foi de 21,200 bilhões de RMB, um aumento de 0,80% ano-sobre-ano; o volume denegócios da indústria de pesca e coleta de lazer em água do mar foi de 4,021 bilhões de RMB, uma queda de 14,36% ano-sobre-ano.

Na indústria de pesca e coleta de lazer em água doce, existem oito províncias com um faturamento de mais de 1 bilhão de yuans,na ordem de Hubei, Jiangsu, Anhui, Sichuan, Hunan, Jiangxi, Shandong e Guangdong. Os seis primeiros estão localizadosna bacia do rio Yangtze, seis províncias com volume denegócios de 14,817 bilhões de yuans, representando 69,89% do totalnacional. Na indústria de pesca recreativa e recolha em água salgada, o volume denegócios de Shandong, Guangdong e Liaoning representou 46,91 por cento, 19,50 por cento e 14,76 por cento do totalnacional, respetivamente.

Recursos pesqueiros abundantes

A China tem 3 milhões de quilómetros quadrados de águas jurisdicionais que abrangem três grandes zonas climáticas,nomeadamente as zonas tropicais, subtropicais e temperadas, e é rica em recursos biológicos marinhos. Entre eles, encontram-se muitos peixes carnívoros próprios para a pesca, como pargos, peixes-lua e garoupas. Existem mais de 700 espécies de peixes de água doce distribuídasnaturalmente, incluindo muitos peixes carnívoros e valiosos, adequados para a pesca, como percas, peixes mandarim e bagres. A vasta extensão de água e a abundância de peixe, especialmente porque muitos rios e lagos estão localizados em zonas turísticas pitorescas, proporcionam condições para o desenvolvimento da pesca recreativa interior.